domingo, 28 de fevereiro de 2010

Em Breve... Octa-Fest!

Sim, é isso mesmo que vocês entenderam! Devido ao meu profundo desgosto com a situação atual das fanzines no Brasil, em especial do Rio de Janeiero, resolvi tomar uma atitude e realizarei uma pequena reunião que terá como objetivo divulgar, expor e vender trabalhos de fanzineiros, além de divertir os presentes, já que teremos atrações como bandas, um torneio de video-game, vídeos de anime e mais algumas surpresas... Infelizmente torna-se necessário cobrar pela entrada e pela participação como expositor, pois precisaremos arcar com os custos da operação, mas essa entrada será de apenas R$5,00, quantia muito menor que a entrada de qualquer evento caído onde as zines ficam na parede mais distante do público. Essa reunião é pelas zines, para as zines e só terá zines! Se você quer participar, entre em contato por comentário do blog ou por e-mail, o endereço é freakenburger@hotmail.com, ok? Mais detalhes serão dados em breve.
Vejo vocês no futuro!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Conteúdo Extra!


Hoje nem tenho muito do que falar ou reclamar, só vim mesmo deixar uma imagem que pode ser usada por vocês como wallpaper, apesar de estar meio pequena para isso. Essa tá boa pros chatos de plantão, que acham que zine bonita é zine cheia de photoshop. Não se acostumem com isso, se eu usar essa bagaça no próximo volume, deve ser na capa.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tentando Voltar ao Normal Depois do Carnaval...


Pois é, depois de um carnaval sem grandes agitos e nenhuma postagem aqui, estou de volta com notícias da produção do capítulo 1 de Octa-Dome (já que a primeira revista foi o prólogo). Uma boa parte das páginas está pronta e o resto aguarda diagramação, enquanto a capa ainda não foi concluída. Bom, como estou um pouco atolado na produção e acabamento do próximo volume, esse post é bemm curtinho, ok? Aproveitem o preview da próxima revista!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mais Novidades

Como foi prometido aqui no blog antes, hoje eu explico o significado de "C.R.A.P.", mas antes eu gostaria de anunciar que temos um novo ponto de venda, nosso qurto até agora. Trata-se da banca BC Giornale, situada estratégicamente em frente ao supermercado Prezunic de Campinho. Lá você encontra periódicos, revistas, alguns quadrinhos e agora também Octa-Dome. Atendimento 100% bacana, banca 100% bacana, com 0% de medo de oferecer espaço (que agradecemos MUITO) para publicações novas que não têm um belo selo de editora grande, muitas vezes confundido por leigos com um selo de qualidade. Pois é... Pois penso eu que selo de editora não é selo de qualidade, tá aí um monte de revistas ruins no mercado que não nos deixa mentir.

Bom, agora tá na hora de explicar o significado de "C.R.A.P.", não? É uma sigla que corresponde a uma dupla (sim, C.R.A.P. é uma dupla) e as letras correspondem a:

C riativos e
R evolucionários
A rtistas do
P apel

Sacaram? Agora fiquem ligados no blog, pois em breve falaremos de nosso pequeno evento de lançamento de Octa-Dome, ok?

Vejo vocês no futuro!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Divulgação e Distribuição

Olá! Parece que as coisas estão menos complicadas no que diz respeito a divulgação e distribuição de Octa-Dome. Mais dois novos estabelecimentos se juntam a Banca Norte Rio na lista de pontos de venda de nossa zine, eles são a Metrópolis Quadrinhos e a Daysel Serviços de Cópias. Em qualquer um desses três lugares é possível encontrar exemplares de capa colorida. Gostaria de agradecer desde já o apoio dado, ele é muito importante para uma publicação como a nossa.

Aqui estão os endereços:

Norte Rio: Av. Dom Helder Câmara, 5332 - Norte Shopping.

Daysel Serviços de Cópias: Rua Domingos Lopes, 553 - Sala 202 - Praça do Patriarca, Madureira.

Metrópolis Quadrinhos: Rua Dias da Cruz, 203/Loja 11 - Méier.
e-mail: mtsquadrinhos@gmail.com

Essa lista ainda deve aumentar, então fiquem ligados para atualizações. No próximo post, eu digo o significado de "CRAP". Não, não é exatamente isso que você pensa, é uma sigla! LOL

Vejo vocês no futuro!

sábado, 30 de janeiro de 2010

E a Roda Gira...

Tudo bom com vocês, gente fina? Em meu post anterior, eu avisei que as revistas com capa colorida já estavam prontas, não? Pois é, agora a distribuição está em andamento e nosso primeiríssimo ponto de venda já dispõe de alguns exemplares. Mas onde fica esse ponto de venda? Eu digo! Octa-Dome está disponível para venda na banca Norte Rio, bem em frente ao Norte Shopping (Av. Dom Helder Câmara, 5332). Ali você pode encontrar uma grande variedade de publicações, como jornais, revistas, uma seção bem grande de mangás e comics (da última vez que vi, Octa-Dome estava exposta entre Nana, Bastard! e aquela revista horrenda da luluzinha), além de alguns doces e souvenirs bem bacanas.

Bom, agora que eu falei um pouco da distribuição dos exemplares, não há nada mais adequado do que falar de quem tornou isso possível, não? Estou falando de meus patrocinadores, que deram um grande apoio e acreditaram na nossa proposta de fazer quadrinhos diferents do modelo atual. Vou começar pela pizzaria Mukifu Carioca, adoro a pizza de lá (me fazer adorar alguma comida é coisa difícil, mas eles conseguiram). Se você mora em Campinho, Praça Seca, Madureira ou qualquer lugar próximo destes, não precisa nem sair de casa, o delivery chega aí em um instante. Se você mora um pouco mais longe, pode ter certeza de que a viagem não será em vão. Com 40 sabores diferentes, todos eles feitos com o maior capricho, é impossível não querer voltar até prová-los todos. E ainda fica melhor! Leitores de Octa-Dome são quase que VIP, é só levar a revista com o anúncio que você garante 10% de desconto.
Telefones: 36496707/36496708

Para terminar esse post, não posso esquecer da gráfica que transformou em realidade nossos anseiosa por uma capa colorida, a gráfica Kashimir. Se você quer algo bem-feito e que fique pronto rápido, é com eles!
Telefone:34562311
E-mail: kashimirstudio@hotmail.com

Bom, a medida que a lista de locais de venda de Octa-Dome for aumentando, eu irei avisando onde mais se pode encontar]r a zine.

Vejo vocês no futuro!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Finalmente!

Pois é, os exemplares com capa colorida de Octa-Dome já ficaram prontos... Agora a brincadeira começa de verdade! Nessa semana agora, eu devo começar a distribuição dos exemplares em pontos de venda espalhados pelo Rio, depois farei a turnê pelos eventos de anime (aguardo ansiosamente por essa etapa, LOL) e devo também fechar a próxima edição, onde muitas das respostas do prólogo serão respondidas. Ante-ontem eu comecei a cena no nascimento do seja-lá-o-que-for contido no ovo. É impressionante como a curiosidade de quem leu a revista foi estimulada por esse pequeno "mistério". Se eu fosse um sádico que maltrata seus leitores, só revelaria o conteúdo do ovo lá pro capítulo 6, 7... Bom, preciso ir, estou fazendo uma cena de introdução de personagem nova`. É bom que eu preste atenção no que vou fazer, sabe?

Vejo vocês no futuro!

domingo, 24 de janeiro de 2010

Conteúdo Extra


Ok, pessoal... Infelizmente as coisas andaram meio atrapalhadas por aqui, mas tudo tá mais calmo agora. O conteúdo extra do qual falei em posts anteriores começa a aparecer agora, e o primeiro agrado para vocês é uma ilustração que fiz das duas protagonistas. Não usei quase nada de programas de computador, não vetorizei nada e nem fiz frescura alguma com a imagem, além de colocar o logo da HQ e uma tirada mais-ou-menos espirituosa. Gosto de pensar que esse desenho é 90% papel, lápis e caneta, 100% honesto e 200% punk! LOL Mas por que punk? Simples! Eu fiz algo contrário ao modelo de uma zine perfeita de propósito, fiz tudo eu mesmo de maneira bem simples, só quero passar uma mensagem e não me preocupo em ser bonitinho. Quer mais punk que isso? vai escutar Ramones ou algo do gênero então... LOL Alem dessa ilustração, também estou preparando coisas bem bacanas, como papercrafts de Octa-Dome, uma capa alternativa com a Yoshimi e Tomado, fichas técnicas de personagens e criaturas e mutio mais.

Vejo vocês no futuro!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Capa Colorida!


Olá outra vez, pessoal! Resolvi dar um tempo rápido na produção do conteúdo extra para postar aqui no blog. Eu acho que vocês aguentam esperar um pouco pela ilustração exclusiva que estou preparando, não? Bom, eu só quero avisar que esse terceiro lote de revistas do qual falei no post anterior, ao contrário dos outros dois, terá capas coloridas. Como eu não aguento esperar muito para mostrar esse tiipo de coisa, a imagem de hoje é a própria capa colorida! Ah, para finalizar o post de hoje, quero dizer que em muito breve teremos material promocional também, o que possibilitará uma "turnê" pelos eventos daqui do Rio e estamos estudando possibilidades de tornar Octa-Dome disponível em outras praças, mas isso é assnto para outro dia...LOL
Vejo vocês no futuro!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Novidades

Olá mais uma vez, pessoal. Resolvi dar uma passada por aqui para avisar que em breve, Octa-Dome será mais que uma zine. Estou preparando um pequeno manual de RPG que permitirá a criação de aventuras dentro do universo de Octa-Dome. Esse manual consistirá em um sistema de jogo específico, um detalhado guia do universo com informações sobre locações, personagens, criaturas, itens, etc. e uma parte final que dá sugestões de como criar elementos novos para tornar sua campanha mais interessante.
Ah, quase esqueço! Devido a grande procura, um TERCEIRO LOTE de revistas está sendo providenciado e deve sair com melhorias, mas isso ainda não é 100% confirmado... Vejo vocês no futuro!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Escrevi Com Pressa, Escrevi Correndo...

Olá! Após ficar dois dias sem internet em casa, resolvi passar por aqui pra avisar que ainda essa semana teremos no blog conteúdo extra de Octa-Dome, que consiste em ilustrações inéditas, capas alternativas para o prólogo, especiais psicodélicos, matérias e fichas técnicas de personagens. Também aceito sugestões de coisas que vocês queiram ver por aqui, ok? Ah, antes que eu me esqueça, o segundo lote de revistas já está pronto e em breve será divulgada a lista de locais onde elas se encontram disponíveis. Vejo vocês no futuro!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Com Essa Eu Não Contava...


Hoje, para minha surpresa e alegria, anuncio que o primeiro lote de revistas de Octa-Dome se esgotou antes mesmo de ser feita uma campanha de publicidade, antes mesmo do primeiro evento de anime! Não posso descrever com palavras o que sinto neste momento, nem saberia dizer como isso aconteceu... Pelo que sei, a informação de que a revista estava sendo aprontada na gráfica se espalhou por algum motivo ignorado e eu acorei de manhã com uma fila estilo INPS na porta do meu apartamento...LOL Curiosamente, tinha gente dos 9 aos 60 anos de idade ali (e eu nem fiz uma fila preferencial, droga), todos querendo saber o que eu podia oferecer. Como eu não estava com as revistas ainda, tudo que pude fazer foi anotar reservas e recolher dinheiro do sinal, situação que até agora acho surreal. Após entregar as revistas, mais uma surpresa viria: as reações dos leitores. Para minha felicidade, foram muitos os que me parabenizavam e pergunatvam do próximo volume... Não me contive em minha alegria, as pessoas entenderam a proposta da revista! Passei o dia distribuindo sorrisos, coisa que não faço tão frequentemente.

Resumindo: preciso correr pra dar um jeito de fazer um novo lote, antes que falte revistas.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Manifesto


Bem-vindos ao blog de Octa-Dome - Creature Fighting Championship, sintam-se em casa! Não posso expressar com palavras a satisafção que tenho em poder compartilhar esse projeto com vocês. Nesse post inaugural do blog, falarei um pouco do universo de Octa-Dome, do que me motivou a criar um projeto taxado de ambicioso por alguns e de "até que é bacaninha" por outros e desabafarei um pouco sobre a lastimável situação das fanzines no Rio de Janeiro (talvez no Brasil todo esteja desse jeito, vai saber). A fanzine custa apenas R$ 1,50 e está disponível já a partir desta semana.

Apesar de ter elementos de algo "manjado" e até super-explorado, Octa-Dome não é uma bobagem que dá a impressão que você já havia lido antes.É uma HQ de porradaria de monstros, com torneios, protagonistas viajantes e pessoas malvadas? SIM E NÃO. Sim, porque tem tudo isso e não porque NÃO É SÓ ISSO. Não quero fazer uma releitura de coisas que passam no fim de tarde e nas manhãs da TV aberta, quero acrescentar, subverter e dar meu toque a algo que já existe, criando assim uma coisa nova, que talvez vocês gostem. Esse projeto é todo cheio de ficção científica, reflexões sobre conceitos de política, relações inter-pessoais, questionamentos sobre a dinâmica do convívio em sociedade e até mesmo sobre a natureza humana. O gênero só foi algo para fazer o remédio não ficar tão amargo assim, afinal, ninguém compra HQs para ficar de neurose com as mazelas da humanidade, mas sim para se diveritir. Só acho que o divertimento também pode acrescentar sem deixar de ser divertido. Quero abordar tudo isso que falei, mas de uma maneira "light", é isso que vocês podem esperar da HQ.


Octa-Dome foi criado para ser uma opção radicalmente diferente do que se vê nas mesinhas de eventos de anime atualmente. Fiz isso para fugir do lugar comum e evitar a já quase inevitável sensação de "deja-vu" que um leitor crítico, daqueles que não simplesmente consumem, sente passar pela espinha toda vez que põe os olhos (quase sempre míopes) em uma zine. Se fosse para fazer algo assim, faria um favor pra humanidade e pro meio-ambiente não levando uma bobagem dessas adiante. Essa coisa do deja-vu se dá por um simples motivo: falta completa de vontade de inovar. É mais fácil fazer um equivalente mangá de junk-food, totalmente popularesco e pão-com-ovo do que pensar um pouco e arrancar um "com essa eu não contava" de leitores surpresos.de cada 100 zines, 99.5 seguem o caminho junk-food, o jeito "Mc Mangá", e isso é simplesmente triste de se ver. Não apenas o mangá está se tornando um arremedo de si mesmo aqui no Brasil, como também os leitores de quadrinhos estão abaixando seus padrões e lendo porcarias ou simplesmente desistindo de acompanhar publicações que geralmente são absurdamente caras...


Penso que quem escreve esse bando de besteiras que poluem os eventos atualmente sobre garotas mágicas, ninjas, colegiais e coisas sobrenaturais clichê com direito a cópias descaradas da Chun-Li (que deprimente>.<) deveria ler a própria HQ, pensar se é aquele mesmo o caminho que vale a pena trilhar ou simplesmente contratar um escritor/roteirista que tenha algo pra dizer. Sim, é esse o momento em que alguém pergunta: "por que eles não fazem esse tipo de reflexão?", e a resposta é tão simples, tão básica e sem profundidade quanto essas obras "magníficas"... VENDER PORCARIA DÁ LUCRO, E UMA BASE DE LEITORES SEM CÉREBRO É MAIS FÁCIL DE SE MANOBRAR!


Esse tipo de gente, que diz gostar de mangá, amar anime e afirmar que é orgulhosamente independente (embora qualquer um mate ou morra pra se profissionalizar) ou que deu o próprio sangue pra fazer aquilo ali simplesmente disfarça suas estratégias, deficiências ou maldades com imagens tecnicamente bonitas, efeitos totalmente desnecessários feitos em computador, clichês rançosos e pura idiotice. Tal atitude reprovável me faz lembrar das minhas aulas de literatura e artes, onde aprendi sobre um movimento artístico/literário chamado Parnasianismo. Os parnasianos preocupavam-se emcriar coisas belas, cada vez mais belas, até que se chegasse ao limite. Muito bom até ai, mas agora que a coisa começa a ficar ruim... A característica princiapal do Parnasianismo era a maneira peculiar de abordar a arte: ela era vista como um FIM, não um MEIO. Parnasianismo era arte pela arte! Questões sociais, questionamentos existenciais e qualquer coisa que não fosse "bonitinha" ficava de fora. Pra quê conteúdo, se é bonito e faz sucesso? é exatamente disso que eu fujo é disso que eu tenho medo...


Para mim, beleza não é fundamental, é só um meio de chamar atenção para a mensagem que se quer passar. Quem só quer saber de beleza, geramente não tem mensagem... O belo é algo até dispensável, dependendo da idéia que o artista quer transmitir. No quadro "Guernica", Pablo Picasso usou seu estilo característico, considerado grotesco por muitos de seus contemporâneos e até mesmo abdicou das cores deliberadamente, e conseguiu criar um dos mais pungentes documentos dos horrores da guerra civil espanhola. Era um quadro feio que retratava algo feio e transmitia uma mensagem, coisa que parece ser impossível ou impraticável para fanzineiros que têm o ego inflado, acham que sabem todas as regras do livrinho e sofrem (fazendo outros sofrerem no processo) para fazer algo mais "fofo" que a Hello Kitty. Já me foi dito que, quando você está contente em fazer uma HQ, você deve parar e jogar o que fez no lixo e tentar fazer algo melhor... Que estúpido! Você está bem quando passa a mensagem que quer passar, isso é sucesso.


Para acabar isso, que começou como um post e por pouco não virou um ensaio sobre a situação dos quadrinhos no Brasil, gostaria de dizer aos neo-parnasianos de plantão que mesmo que a lâmpada de vocês não brilhe, isso não dá direito a vocês de apagarem a luz dos outros. Meus desenhos são meios de contar uma estória, não um fim por eles próprios, vão catar conteúdo pra fazer algo menos juvenil e que preste, ao invés de encherem o saco com exigências técnicas e inventando erros onde eles não existem. E mesmo que existam, e daí? A graúna do Henfil é linda por acaso?